segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Trombose, parte 1 !

Bom dia lindos(as) hoje vou falar num assunto que tomei conhecimento mais profundo o ano passado (2012) sentindo na própria pele, TROMBOSE,  esse foi um problema que tive, que me deu vontade de começar um blog, para distração, diversão e mais uma rima: informação, a principio confundido com uma distensão muscular, e quando no meio de uma caminhada, a falta de ar, devido a uma embolia, ainda estou em tratamento, fui pesquisar e colocarei aqui um pouco da matéria, com os devidos créditos de pesquisa abaixo da mesma.
A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente nas pernas.

Causas

A trombose venosa profunda (TVP) afeta principalmente as veias grandes no segmento inferior das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor. Quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, é chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Adam
Os coágulos de sangue podem se formar quando algo retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias. Os fatores de risco incluem:
  • Após um cateter de marcapasso ter sido passado através da veia na virilha
  • Repouso absoluto
  • Hábito de fumar
  • Histórico familiar de coágulos sanguíneos
  • Fraturas na pélvis ou nas pernas
  • Parto nos últimos 6 meses
  • Insuficiência cardíaca
  • Obesidade
  • Cirurgia recente (especialmente cirurgia de quadril, joelho ou cirurgia pélvica feminina)
  • Glóbulos sanguíneos em excesso sendo produzidos pela medula óssea (policitemia vera), tornando o sangue mais denso e lento do que o normal
Você também tem mais probabilidade de desenvolver TVP se você tiver alguma das seguintes condições:
  • Sangue que tem mais propensão de coagular (hipercoagulabilidade)
  • Câncer
  • Tomar estrogênios ou pílulas anticoncepcionais. Este risco é ainda maior se você fumar.
As TVPs são mais comuns em adultos com mais de 60 anos, mas podem ocorrer em qualquer idade. (No meu caso) foi aos 45 anos.
Ficar sentado por períodos longos ao viajar pode aumentar o risco de TVPs. É mais provável quando um ou mais dos fatores de risco listados acima também estejam presentes.

Sintomas de Trombose

  • Alterações na cor da pele (vermelhidão) em uma perna
  • Aumento de calor em uma perna
  • Dor em uma perna
  • Sensibilidade em uma perna
  • Pele que parece quente ao toque
  • Inchaço (edema) em uma perna

Buscando ajuda médica

Consulte um profissional da área da saúde se tiver sintomas de TVP.
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 192) se você tiver TVP ou apresentar dor no peito, dificuldade para respirar, tosse com sangue, desmaio, perda de consciência ou outros sintomas graves.
Matéria do site Minha Vida  
Fontes e referências:
  • Geerts WH, Berggvist D, Pineo GF, et al. American College of Chest Physicians. Prevention of venous thromboembolism: American College of Chest Physicians Evidence-Based Clinical Practice Guidelines (8th Edition). Chest. 2008;133(6 Suppl):381S-453S.
  • Snow V, Qaseem A, Barry P, et al. Management of venous thromboembolism: a clinical practice guideline from the American College of Physicians and the American Academy of Family Physicians. Ann Intern Med. 2007;146(3):204-210.
Beijos do ♥
Adriana Ramires

6 comentários:

  1. Oi Adriana, muito boa a matéria, é muito bom sabermos dessas doenças, como ela ocorre e suas prevenções.Eu espero que vc fique boa Adriana se Deus quiser.
    Um bjão em seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Célia, pensei porque não dividir com os outros essa experiência, não é agradável mas necessário, e estou me cuidando e fazendo tudo direitinho, hehehe,..claro com algumas escapadinhas. bjs e tudo de ótimo para vc também.

      Excluir
  2. Nossa, eu não conhecia a Trombose. É sempre bom conhecer as doenças e os sintomas para se prevenir né?! Bjs Di

    fivebueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Five, obrigada pela visita e comentário a principio tive dúvidas se colocava ou não, mas como é algo que estou vivendo desde novembro/2012, resolvi dividir um pouquinho com vocês, pois a principio confundiram com uma distensão devido ao meu sobre-peso, e era algo mais grave, mas estou melhorando a cada dia.
      Bjs do ♥

      Excluir
  3. OLÁ !! SEU BLOG ESTÁ NO GRUPO ENTRE BLOGS. AGORA É SÓ VISITAR OS OUTROS BLOGS AFILIADOS E DEIXAR EM CADA UM O COMENTÁRIO DIZENDO QUE CHEGOU LÁ ATRAVÉS DO ENTRE BLOGS.
    AMIGA, NO MENU DO MEU BLOG VOCÊ PODE ENCONTRAR DICA ENTRE BLOGS . TENHO POSTADO DICAS PARA AJUDAR NOSSOS BLOGS CRESCEREM. DE VEZ EM QUANDO DÊ UMA OLHADINHA LÁ E APROVEITE. VAMOS CRESCER JUNTOS!!
    VOCÊ COLOCOU AQUI NO SEU BLOG O BANNER DO MEU BLOG E NÃO O BANNER DO GRUPO. COLOCAR O BANNER DO GRUPO É BOM PARA DIVULGAR E MAIS BLOGS SE AFILIAREM E VISITAREM NOSSOS BLOGS.

    CONVIDO A CONHECER TAMBÉM MEU OUTRO BLOG E FAZERMOS PARCERIA LÁ
    Crescimento Cristão - Maturidade

    BJUUSS

    Cris
    Blog Crescimento Cristão

    Fan Page Cristãos em Construção

    ResponderExcluir

Adoro seu comentário, mas não aceitarei comentários maldosos e preconceituosos que venham ofender pessoas ou blogs em geral. bjs do ♥