sexta-feira, 29 de novembro de 2013

'Black Friday'


Quarta edição brasileira ocorre nesta sexta-feira (29).

No ano passado, denúncias de descontos 'maquiados' afetaram reputação.


A oportunidade de fazer as compras de Natal pela internet com a promessa de bons descontos aguça o impulso consumista dos brasileiros, mas uma boa dose de prudência é indispensável. A “Black Friday” – que acontece nesta sexta-feira (29), dia em que o comércio eletrônico promete descontos atrativos durante 24 horas – pode representar a chance de “garimpar” bons preços, mas é preciso tomar cuidado para não extrapolar o orçamento pessoal, nem embarcar em compras cujo valor não é tão vantajoso quanto parece.
No ano passado, o evento ganhou o apelido de “Black Fraude” e o slogan-piada "a metade do dobro" depois de suspeitas de que alguns varejistas teriam inflado os preços para forjar descontos maiores. Também houve relatos de vitrines virtuais fora do ar e dificuldades para finalizar compras. O episódio resultou na notificação de grandes companhias pela Fundação Procon.
O Reclame Aqui, site especializado no recebimento de reclamações e termômetro para a reputação de empresas, já recebeu mais de 400 queixas e denúncias de consumidores sobre aumento de preços antes da "Black Friday". Como exemplo, Maurício Vargas, fundador do site, cita o histórico de preços do iPhone 5: há um mês, o preço médio do produto era de R$ 1.199, e agora é de R$ 1.760.
“Particularmente, é muita idiotice”, resume ele. Segundo Vargas, o Reclame Aqui fará acompanhamento on-line das reclamações e terá um painel no site destacando as reclamações relativas ao dia de descontos.
A edição de 2013 da "Black Friday" ocorre nesta sexta-feira (29) e conta com mais de 120 lojas participantes. Na tentativa de evitar o desgaste que marcou a terceira edição do evento, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em conjunto com o portal Busca Descontos – que organiza o evento no Brasil –, criou um código de ética. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciar apenas ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o acordo, poderá sofrer suspensões.
As ofertas das lojas que aderiram ao código de ética serão identificadas com o "Selo Black Friday Legal", que indica a credibilidade das promoções.
Quer saber mais? Click no site abaixo.
Matéria do site G1
Imagem net

Beijos do ♥
Adriana Ramires

2 comentários:

Adoro seu comentário, mas não aceitarei comentários maldosos e preconceituosos que venham ofender pessoas ou blogs em geral. bjs do ♥