sábado, 7 de setembro de 2013

Independência do Brasil-7 de setembro de 1822


História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

Causas:

- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;

- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Dia do Fico

- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.

Medidas pré independência:

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:

- Organização a Marinha de Guerra

- Convocou uma Assembleia Constituinte;

- Determinou o retornou das tropas portuguesas;

- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.

- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.

A Proclamação da Independência

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”

Pós Independência

- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;

- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;

- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.  

Matéria retirada na integra do site: História do Brasil.net   Foto: imagens Google

Beijos do ♥
Adriana Ramires


11 comentários:

  1. Adri!
    Muito bom podermos perpetuar a origem da nossa Independência!

    Agradeço sua doces palavras lá no blog e saiba que acredito, que nossa missão na terra é poder mesmo ajudar de alguma forma nossos semelhantes, com os blogs não é diferente. Precisando, só falar, ok?

    Fiquei muito feliz em receber sua visita no blog e vim aqui agradecer, muito obrigada!
    Volte sempre que puder, aguardarei!

    Desejo um final de semana de descanso e um mes iluminado!!
    Paz e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida, gostaria de lhe convidar para o primeiro sorteio do meu blog em parceria com a amiga Dinha Ponto Cruz, conto com sua presença, fica com Deus, beijinhos!
    http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana? Tudo bom? Sabe, estava agora retribuindo a visita de algumas pessoas e cheguei no seu blog, vendo exatamente essa postagem sobre o assunto que estou estudando da escola (Destino?!) Haha, estou brincando! Mas, de verdade, achei bem legal da sua parte postar sobre a Independência brasileira, um fato tão importante da nossa história. Também sou da Agenda dos Blogs e te desejo uma boa semana!

    http://sacudidordepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. muito legal essa aula de historia
    beijokas
    http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Siça, é sempre bom não perder nossa história. bjs

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Sou Mara Aparecida, amiga do blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS e estou passando para comunicar o objetivo principal da AGENDA e o seu objetivo ao se inscrever na AGENDA. Os amigos da AGENDA DOS BLOGS, através da divulgação do seu link, vão até você para comentar e seguir o seu blog. Você, por sua vez, fará o mesmo, visitando e seguindo os amigos, assim formando uma corrente da amizade. Esse recado é devido aos muitos amigos que ainda não entenderam qual o objetivo principal da AGENDA DOS BLOGS na blogosfera!!Muitos amigos estão comunicando que alguns blogs não visitam e nem seguem os blogs da AGENDA. A Magda Moreira, autora do blog, constatando esse fato, é obrigada a remover esses blogs da LISTA DE DIVULGAÇÃO.Somos a favor dessa frase muito importante na blogosfera que é GENTILEZA GERA GENTILEZA!! Se você não é a favor, entre em contato com a MAGDA MOREIRA. Lembrem-se que esse é um recado geral para todos os amigos cadastrados na AGENDA. Dúvidas, a MAGDA MOREIRA está no FACEBOOK.Bjsssss!!!!

    ResponderExcluir
  7. Isto que chamo de aula de história.
    Quero ver a revolução farroupilha na semana que vem rss.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo Claudio, e vamos cevar este amargo hospitaleiro, obrigada pela visita. bjs

      Excluir

Adoro seu comentário, mas não aceitarei comentários maldosos e preconceituosos que venham ofender pessoas ou blogs em geral. bjs do ♥