segunda-feira, 2 de novembro de 2015

2 de novembro-Finados!


Na maior parte dos países ocidentais, no dia 02 de novembro, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, o Dia de Finados. Hoje é dia de relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como rezar pela alma deles. #DiaDeFinados

Dia de Finados ou Dia dos Mortos é comemorado anualmente em 2 de novembro.
No Brasil, o Dia de Finados é considerado um feriado nacional.
A data é celebrada principalmente pela Igreja Católica em muitos países, homenageando os entes queridos que já morreram.
Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.
A religião protestante não reconhece o feriado do Dia dos Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar ou homenagear.
Em inglês, o Dia de Finados é traduzido para All Soul's Day ("Dia de Todas as Almas", na tradução literal para o português).

Origem do Dia dos Finados

O Dia dos Finados é comemorado no dia 2 de novembro pela Igreja Católica desde o século XIII.
Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já obrigavam aos cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem pelos que já faleceram e que não era lembrados.
No entanto, desde o século I os cristão têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.
A partir do século IV, a Igreja já começava a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que faleceram.
O Dia dos Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Dia de Finados no México

No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz no dia, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria.
As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como "El Día de los Muertos", e é caracterizada por ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.


Fontes: Revista Seleções  Calendarr Brasil

Beijos do ♥
Adriana Ramires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro seu comentário, mas não aceitarei comentários maldosos e preconceituosos que venham ofender pessoas ou blogs em geral. bjs do ♥